terça-feira, 14 de abril de 2015

Conversas de paragem de autocarro!!

E hoje deu-se mais um caso que foi o seguinte:

Acordei tarde, com uma preguiça enorme e quando estava a sair de casa, já atrasada, vejo o "meu" autocarro a passar... ainda lhe disse adeus, mas já foi tarde...!

E lá fui eu para a paragem, esperar pelo próximo... 15 minutos, no mínimo... calmamente ponho os meus fones e começo a ouvir uma musiquinha, descontraidamente... a paragem estava vazia, sentei-me e avistei ao longe um boné vermelho com um símbolo no meio... esse boné dirigia-se para a paragem... estava na cabeça de um senhor, como é óbvio... que trazia também um saco do Cash Converters na mão...
Quando avistei a personagem, pensei: "Só espero que não venha para aqui..." (eu sou mázinha, às vezes, eu sei!) Mas ele foi para ali... Pensei: "Só espero que não faça perguntas..."! Mas ele fez!
Virou-se para mim e disse qualquer coisa, mas eu não percebi... estava a ouvir musiquinha... Tirei um dos fones, muito calmamente... "Diga?"
"Está aqui há muito tempo?" - pergunta ele! "Não, cheguei agora, mas acabou de passar um autocarro..." - e voltei a colocar os fones...
Mas foi o suficiente para ter conversa o resto do tempo! E o autocarro não demorou 15 minutos, mas sim meia hora!!
Nos primeiros instantes pensei, ele vai-se calar, fez só esta pergunta, eu respondi e pronto!! Pensamento errado!! Ele sentou-se e continuou a falar... Voltei a tirar um dos fones... ele falou, falou, falou e eu a responder e a pensar: "Não posso ignorar as pessoas, não posso ser antipática, coitado do senhor, já lhe basta ser do Benfica... Temos que ser simpáticos para as pessoas! Há pessoas que sofrem de solidão, gostam de falar... Sim, desta vez vou ouvir este senhor, mesmo com este boné..."

Primeiro assunto: fiscais da Carris e da CP! Eles andam aí! Ainda hoje multaram muita gente no Cais do Sodré... E a polícia também estava lá e correu atrás de um que não paga o passe e queria fugir, o malandro! "Não se percebe porque é que esta gente não paga o passe..." Eu ainda respondi: "Se calhar porque não têm dinheiro..." - "NÃO TÊM DINHEIRO, ANDEM A PÉ!!!!" - "Pois, tem razão..." e calei-me! Pensei em voltar a colocar os dois fones... Mas depressa me passou esse pensamento! Esquece lá isso!!

Segundo assunto: o filho e o carro do filho! Parou um carro ao pé da paragem, um Audi não sei quê, pois eu não percebo nada de carros! "Este carro é igual ao do meu filho, é uma máquina..." - "Pois..." - Pois que foram no outro dia para o Algarve e demoraram 2 horas, sempre a abrir! Foram para Vilamoura! "Aquilo agora foi vendido não foi?!" - "Acho que sim..." (eu dava respostas curtas, mas sempre com um sorriso! Ando mesmo simpática!) Então que foram jogar golf! "Eu nunca tinha praticado esse desporto..." - Pois, eu também não, mas desta vez nem respondi, só me ri um bocadinho...
Nesta fase já estava a pensar: "Mas o autocarro não vem?" Mas sempre com um sorriso!

Terceiro assunto: Os filmes e os dvds do Cash Converters! "Sabe que filme é que eu vi no outro dia? O Pátio das Cantigas... é tão bonito este filme, não é?" perguntou ele! "É... mas já é um bocadinho antigo...!" - disse eu! "TAMBÉM EU, também eu!" - "Pois..." - sempre com um sorriso! Não vá o homem pensar que o estou a chamar velho!! E vai daí começa a falar nas coisas que compra no Cash Converters e fiquei a saber que era para lá que o senhor se deslocava! Este assunto rendeu pouco... Eu vejo poucos filmes! 

Quarto e último assunto (vá-se lá saber porquê!): "Então e a menina (sim, ele disse a menina!) é de que clube?"
Já cá faltava! Estava a demorar... Eu páro, olho para o boné dele, esboço um sorriso e digo com voz firme: "SPORTING, claro!"... Silêncio... Silêncio que se vai cantar o fado, pensei eu!! "Eu sou do Benfica..." diz ele! "JURA?" - pensei eu! Senti que o senhor ficou triste e, então, cabisbaixo, exclamou: "Pensei que também fosse do Benfica..." - "WHAT?? WHY??" pensei eu, mas só disse: "Não, nada disso! Nem toda a gente é do Benfica!!" 
O silêncio voltou... e eu pensei "Pronto, vou colocar de novo os dois fones e parece-me que acabou aqui a conversa! E o autocarro que não vem..."
"Também não podem ser todos do mesmo, não é? A minha família é quase toda do Benfica! O filho, o primo, o tio, a tia..." - "OI?" - voltou a conversa, tiro um dos fones e ainda respondo: "Pois a minha é quase toda do Sporting, veja lá! E olhe que tenho uma família grande!! Vem lá o autocarro!!" E sorrio, mais uma vez! "Adeusinho!"

Sim, terminou aqui a conversa! Entro no autocarro e corro lá para trás, pois queria mesmo ouvir uma musiquinha descansada!!
Mas sinto que hoje já fiz uma boa ação! Há de facto pessoas que precisam de conversar, que se sentem sozinhas e a quem um minutinho da nossa atenção faz toda a diferença, mesmo que sejam conversas da treta... essa é a verdade!
Verdades de um Caracol!!

Sem comentários:

Enviar um comentário